CURRÍCULO E A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO


Nos últimos anos, os sistemas educacionais no Brasil têm se caracterizado pela discussão em torno do tema inclusão social. A inclusão e exclusão dos alunos no universo escolar têm ocupado espaço considerável nos atuais debates políticos e educacionais em todo o País. Nesses debates está presente o tema, tanto no que diz respeito às demandas dos estudantes que apresentam necessidades especiais, como por parte daqueles que pertencem ao chamado fracasso escolar. Concomitante a esses debates, assistimos a um conjunto de inovações no terreno educacional, provocando alterações profundas na organização e funcionamento dos sistemas escolares e na qualidade do atendimento educacional, principalmente dos segmentos mais empobrecidos da população.

Uma das inovações que podemos citar são os Ciclos de Formação e Desenvolvimento Humano. O ciclos, sob o ponto de vista pedagógico, pretendem possibilitar:

 

I-             Organização do tempo e espaço escolares;

II-            Respeito aos ritmos e processos de aprendizagem dos alunos;

III-          A eliminação da cultura de repetência instalada nas escolas.

 

A sequência correta é:

 


II e III apenas


I e III apenas


I apenas


I, II e III


II apenas

Apesar das propostas como o Sistema de Ciclos, a Educação Inclusiva e a Escola de tempo integral, atenderem às necessidades de renovação e estarem previstas na legislação. Não estão presentes em nossas escolas, ou quando estão não realizam o seu verdadeiro papel, não oportunizando as mudanças necessárias, muitas vezes gerando novas formas de fracasso e exclusão.

 

Assinale dentre as alternativas abaixo, o real motivo para que isso ocorra.

 


O ensino de nossas escolas não possui objetivos nem intencionalidade.


Para que essas propostas possam obter sucesso, é necessário uma verba muito alta e os governos não têm condições para o repasse dessa verba.


Para atingir os objetivos propostos por essas novas concepções de organização de tempo e espaço, seria necessário que os pais, responsáveis, comunidade escolar, não participassem da vida da escola, ficando tudo sob os cuidados dos professores e gestores que são os que dominam essas novas propostas.


São padronizadas para uma rede inteira. Não passam por uma discussão, experimentação, debate e críticas. Estabelecem-se em condições adversas, limitando o entendimento sobre as concepções da proposta.


O espaço físico das escolas precisa ser todo remodelado, as novas propostas não podem ser implantadas em qualquer espaço.

A escola graduada é constituída de certos traços que a definem como modalidade escolar com características peculiares.

Observe as alternativas abaixo e coloque V para aqueles traços que são verdadeiros e F para os que forem falsos.


(  ) Classes homogêneas

(  ) Ensino simultâneo

(  ) Uniformização e seriação dos conteúdos

(  ) Respeito ao ritmo e necessidades de cada aluno

(  ) Reunião de vários professores e várias salas de aula agrupados em um mesmo edifício-escola.

 

A sequência correta está contida na alternativa:



V, V, V, F, V


F, F, V, V, F


V, V, V, V, V


V, F, F, V, V


V, F, V, F, V

Faria Filho (2000), argumenta que a implantação dos Grupos Escolares significou não apenas uma nova forma de organizar a educação escolar, mas “fundamentalmente, uma estratégia de atuação no campo educativo escolar, moldando práticas, legitimando competências, propondo metodologias, enfim impondo uma outra prática pedagógica e social dos profissionais do ensino”. (p. 37).

PORQUE

O autor afirma que o Grupo Escolar viabiliza a constituição de uma nova forma escolar de educação – a escola graduada – em oposição a uma forma escolar anterior – a escola isolada considerada como “pardieiros” arcaicos pelos reformadores republicanos (Faria Filho, 2000).

A respeito destas asserções, assinale a alternativa correta:



As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.


Tanto a primeira como a segunda asserções, são proposições falsas.        


A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.


A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.


As duas asserções são proposições verdadeiras mas a segunda não é uma justificativa da primeira.

Um dos aspectos que fazem parte da organização do tempo em nossas escolas é o ensino simultâneo. Assinale dentre as alternativas abaixo aquela que corresponde ao que significa esse ensino simultâneo:

 


Classificação uniforme dos alunos por critério de idade, mas, sobretudo, pelo nível de conhecimento com intuito de obter uniformidade e padronização do ensino.


Distribuição das matérias escolares entre os diversos níveis da escolaridade, as quais seriam ministradas em todas as séries com aumento crescente de intensidade e aprofundamento do conhecimento.


Reconfiguração das relações hierárquicas e profissionais que estabelecem novas regras e novas ordens fazendo surgir novas situações  nas relações cotidianas vivenciadas pelos atores que compõem o cenário educativo.


Evidencia toda a dinâmica da historicidade da escola, permitindo desnaturalizá-la, repensá-la em suas especificidades como uma instituição histórica da modernidade.


Modalidade de ensino é centrada na ação do professor e na atenção simultânea dos alunos, os quais são agrupados em uma mesma sala concebida como homogenia tendo critério a idade e o nível de escolaridade para que o professor  ensine a mesma matéria, ao mesmo tempo, para todos os alunos.

Você estudou que o currículo se expressa em diferentes dimensões, constituindo o conjunto das aprendizagens realizadas pelos alunos. Quando nos referimos àquelas aprendizagens que podem estar presentes em várias formas de manifestação, como no modo como os funcionários e professores percebem e tratam os alunos e pais, na forma de organização das salas de aula e do próprio espaço físico da escola, estamos fando sobre:

 


Dimensão tradicional.


Dimensão prática.


Dimensão oculta.


Dimensão crítica.


Dimensão prescrita.

Nos estudos sobre currículo, você compreendeu que ao termo currículo foram atribuídas diferentes concepções, em diferentes contextos e tempos históricos. Assim, leia as afirmativas a seguir:

 

I – De certo modo o currículo é elemento central na definição daquilo que nós somos, daquilo que seremos futuramente, sendo crucial na definição das identidades dos nossos alunos.

II - as teorias críticas do currículo o consideram como produção social, algo universal, pronto, acabado e, portanto, inquestionável.

III - Numa perspectiva crítica do currículo o educador assume um papel fundamental porque, querendo ou não, é um dos grandes responsáveis pela construção dos currículos que se materializam nas escolas e nas salas de aula.

 

As afirmativas CORRETAS estão contempladas em:




III apenas.


I apenas;


I e II apenas;


II e III apenas;


I e III apenas;

Dentro das novas propostas de organização dos tempos e espaços escolares, esta pressupõe uma concepção de aluno como sujeito da história que constrói sua identidade individual e coletiva vivenciando temporalidades diversas com significados distintos que não seguem a rigidez do tempo escolar e da cronologia do relógio cristalizada no cotidiano escolar.

 

A organização do tempo proposta com essa concepção pertence:

 


Da escola de tempo integral.


Da Educação inclusiva.


Dos grupos escolares.


 Do sistema de ciclos de formação.


Da escola graduada.

Com base nos estudos realizados a respeito dos ciclos de formação, leia as afirmativas que se seguem:

 

I – os ciclos de formação devem se preocupar com a questão da “formação humana” e não apenas com a instrução.

II – na organização do tempo e do espaço deve levar em consideração as fases do desenvolvimento humano e suas caracterísitcas como aspecto importante.

III – a organização do ensino em ciclos é responsável pela perda da qualidade da educação e do ensino praticado. Assim, a melhor forma de resolver esse problema é retornar a forma de avaliação empregada no ensino sriado.

 

As afirmativas CORRETAS estão contempladas em:

 


I e III apenas;


II e III apenas;


III apenas.


I e II apenas;


I apenas;

Quando a discussão é a organização dos tempos e espaços escolares, e a escola seriada e os ciclos de formação ganham destaque neste debate, geralmente, as discussões são acaloradas e de difícil consenso. Isso ocorre porque:

 


a proposta dos ciclos de formação advoga a promoção automática dos alunos, ou seja, os professores devem “aprovar seus alunos sem saber” e isso vai contra os princípios da qualidade da educação;


para a implantação de qualquer proposta de organização do ensino, não basta a mudança no funcionamento da escola, mas uma profunda modificação em sua cultura, e na organização dos tempos e espaços educativos. E ainda, a aceitação e formação dos professores, para que possam assumir essa forma de organização com segurança para desenvolverem um bom trabalho;


a proposta da escola de ciclos de formação leva em conta os pré-requisitos que os alunos devem ter de um ano para o outro, mas os professores os progridem sem saber, o que impede o professor do ano seguinte, continuar seu trabalho.


ao olharmos a qualidade do ensino, veremos que a escola de qualidade era a do passado, a escola seriada, que reprovava. Hoje os alunos saem da escola sem saber ler, escrever, contar, ou seja, sem saber o básico;


sem dúvidas, a escola seriada é a melhor forma de se organizar o ensino e isso pode ser visto pelo tempo de implantação que possui, desde o final do século XIX, com os grupos escolares;

Páginas: 1234567